O que são fontes de energia renováveis? Leia Guia Completo!
Eletroluz: tudo o que você precisa saber sobre energia renovável!
Discussão bastante presente no mundo moderno, principalmente quando se trata de proteção ambiental e distribuição de energia barata para o mundo todo, a utilização de energia renovável tem sido um dos grandes divisores de águas entre cientistas de diversas áreas.
Apesar da alta tecnologia atual e da aplicação das mesmas na produção e desenvolvimento de maquinários especiais para a captação de recursos naturais renováveis, a utilização e difusão dessa energia ainda é um grande tabu dentro da indústria.
Para compreender melhor alguns desses fatores e conhecer com precisão o que é e quais são as principais fontes de energia renováveis no mundo atualmente, o blog da Eletroluz traz para você um guia completo com tudo o que você precisa saber e entender sobre esse assunto. Venha com a gente e aproveite o conteúdo.
Quais são as principais fontes de energia atualmente?
Antes de iniciar efetivamente a explicação sobre as energias renováveis, vale a pena entender primeiramente o que são, em geral, as fontes de energia usadas atualmente. Fontes de energia são recursos naturais ou artificiais utilizados pela humanidade para a produção de algum tipo de energia, seja ela qual for.
-
Essas energias tem origem nas mais diversas fontes. Entre as principais utilizadas hoje em dia estão:
-
Petróleo e derivados, usado para a produção de combustível para todo os tipos de veículos,
-
Biocombustíveis, costumeiramente derivados da cana-de-açúcar,
-
Gás natural, retirado de reservatórios profundos no subsolo,
-
Carvão mineral, extraído da terra por meio da mineração e
-
Nuclear, obtida a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido.
Todas essas fontes de energia são consideradas como fontes de energia não-renováveis, já que apresentam quantidades limitadas disponíveis na natureza, ainda que muito grandes, além de sua alta capacidade de poluição e degradação ambiental.
Em contra partida a essas fontes de energia, existem outras, também naturais e que geram altos níveis de energia sem que seja feito qualquer tipo de extração natural e não apresentam limite de captação ou mesmo de consumo. Essas fontes são chamadas de fontes de energia renovável.
E quais são os recursos e fonte para a energia renovável?
Como dito antes, as fontes renováveis são aquelas que têm origem natural, porém, não necessitam de extração ou degradação do ambiente para tal.
Seu armazenamento é feito a partir da captação e conversão do calor do sol, movimentação da água e circulação do vento, por exemplo, e são encontradas em abundância em todo o planeta.
Sua utilização para a produção e armazenamento de energia é altamente facilitada pela sua reposição natural, feita pelo próprio meio ambiente.
Para que você possa entender com total compreensão cada uma das fontes e a importância das energias originárias delas, nós separamos um guia explicativo e detalhado sobre as principais fontes utilizadas hoje em dia e como elas funcionam exatamente. Confira!
1. Energia solar
Considerada a maior fonte de energia renovável do planeta, o sol tem a capacidade de fornecer energia solar térmica, através da captação de calor emitida diretamente na atmosfera terrestre por meio de placas ou células solares, e energia solar fotovoltaica e heliotérmica captada através de aquecimento da água para geração de vapor para a ativação de geradores de energia, ou seja, energia elétrica totalmente limpa.
2. Energia eólica
Por meio da utilização da circulação do vento, é possível gerar energia utilizando equipamentos específicos para essa função. O que ocorre no processo é, os ventos ativam turbinas de aerogeradores, grandes hélices posicionados em locais de alta atividade de ventos (tanto em terra quando no mar), fazendo com que eles convertam a energia mecânica produzida de sua movimentação em energia elétrica.
Os modelos de aerogeradores mais modernos podem ultrapassar os 200 metros de comprimento e suas hélices podem ser maiores que as asas de grandes aviões.
3. Energia hídrica ou hidroelétrica
Uma das fontes de energia mais comuns usadas no mundo todo, a energia hidrelétrica corresponde a cerca de 67% da energia gerada em todo no Brasil segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A energia é gerada através da movimentação de grande turbinas por onde quantidades enormes de água passam diariamente. Essa usinas são chamadas de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou Usinas Hidrelétricas (UHEs).
Para a produção sua produção energética é utilizada água dos rios e do acúmulo de reservatórios usados para o abastecimento de cidades ou na irrigação das lavouras.
4. Energia da biomassa
O armazenamento de energia originária da biomassa é feita por meio da queima direta de materiais orgânicos que podem ser resíduos vegetais e animais e/ou dos gases liberados pela sua decomposição (também usados na produção de biocombustíveis, como o etanol).
Usinas termoelétricas, através da queima dos resíduos, utilizam essas matérias orgânicas para gerar calor e aquecer tubulações de água. No processo, produz-se vapor em alta pressão que alimenta turbinas e geradores elétricos.
A matéria orgânica mais utilizada para a geração de energia biomassa atualmente ainda é a madeira, porém outros resíduos como bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos, gás metano de aterros ou mesmo excremento animal também podem ser empregados.
5. Energia geotérmica
Pouco comum no mundo, a energia geotérmica ou energia geotermal é produzida apenas em regiões de alta atividade vulcânica ou de encontros de placas tectônicas. Nela, o calor oriundo do mante terrestre, é utilizado para a geração de vapor em dutos que são direcionados até turbinas e geradores que, por sua vez, se movimenta e criam energia mecânica e elétrica.
6. Energia das ondas e das marés
Outra fonte de energia renovável de grande escala, o mar é um dos geradores de energia com maior potencial do planeta. Nele podem ser aproveitados três métodos de captura e armazenamento de energia, ou seja, através de energia ondomotriz (energia das ondas), energia maremotriz (energia das marés) e energia térmica oceânica. Cada uma delas oferece:
-
Ondomotriz - permite gerar energia elétrica por meio da movimentação das ondas marítimas captadas por absorvedores flutuantes, atenuadores, terminais ou dispositivos overtopping que funcionam através da movimentação de turbinas ou bombas hidráulicas.
-
Maremotriz - pelo desnível de água entre as marés altas e baixas e o deslocamento das correntes marítimas captadas a partir de barragens costeiras ou turbinas submersas.
-
Térmica oceânica - que utiliza um diferencial de temperatura mínima (cerca de 20°C) entre a água da superfície, que está quente, e das águas mais profundas, que está fria (cerca de 5°C), para a alimentação de sistemas de turbinas a vapor para a geração de eletricidade.
Quais os benefícios de uso da energia renovável?
A utilização de fontes de energia renováveis gera benefícios sociais e econômicos altíssimos, já que, com o desenvolvimento de usinas são gerados empregos e segurança na distribuição de eletricidade. É também muito mais barata para o consumidor final e seu impacto ambiental é muito mais baixo aumentando a preservação dos recursos naturais e aliviando o seu consumo desenfreado de energia não renovável.
Agora que você já conhece as principais fontes de energia renovável do planeta e quer saber mais sobre assuntos relacionados, de uma olhada pelo blog e encontre aqui diversas dicas e informações do mundo da elétrica.
Referência:
-
PENA, Rodolfo F. Alves. "Fontes renováveis de energia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fontes-renovaveis-energia.htm. Acesso em 28 de julho de 2022.