Lista de 9 ferramentas que você precisa ter na sua casa!
Você sabia que as ferramentas que utilizamos em casa foram criadas há, pelo menos, 2.5 milhões de anos? É isso mesmo, acredita-se que os dispositivos foram criados pelos primeiros hominídeos para auxiliá-los em tarefas relacionadas à sobrevivência.
Os utensílios tornaram-se tão essenciais que foram se aprimorando cada vez mais até chegarem às ferramentas que temos hoje. Dessa forma, se você gostaria de montar um kit para aprimorar diversos serviços, o blog da Eletroluz desenvolveu um conteúdo imperdível: as 9 ferramentas que você precisa ter à disposição.
1. Martelo
Nada melhor do que começar a nossa lista por uma das ferramentas mais famosas: o martelo. Apesar de ser elaborado com uma estrutura bem definida, cabo e cabeça, o martelo pode ter diversas aplicações, confira os principais modelos.
-
Orelha: possui a parte traseira com uma fenda exclusiva para arrancar pregos;
-
Estofador: criado para pregagens que precisam de delicadeza como em pregos finos, pinos ou tachas;
-
Bola: o martelo possui uma bola na parte posterior feita para bater em metais ou aplicar rebites;
-
Pedreiro: popularmente conhecido como marreta, o modelo possui uma cabeça bem pesada;
-
Face macia: criado para lidar com materiais como cobre ou borracha, sendo elas superfícies frágeis;
-
Maço: utilizada na carpintaria e cantaria. Pode ser fabricada em madeira, plástico ou ferro;
-
Forja: como o próprio nome menciona, é aplicado em forjas. Consequentemente é mais estruturado, com uma cabeça que pode pesar mais de 8kg.
2. Alicate
Uma figurinha carimbada em kits de ferramenta, o alicate é perfeito para apertar, dobrar, desencapar e até mesmo isolar materiais em instalações elétricas.
Assim como o martelo, existem diversas variações de alicates, muitas delas com funções específicas, além da versão universal, que pode ser utilizada em praticamente todas as aplicações.
-
Alicate rebitador;
-
Alicate crimpador;
-
Alicate bomba d’água;
-
Alicate corte diagonal;
-
Alicate turquesa;
-
Alicate de pressão;
-
Alicate descascador;
-
Alicate eletricista;
-
Alicate de bico redondo.
Quer conferir o guia prático de instalações elétricas? Clique e confira!
3. Chave de fenda
Se você precisa montar móveis, a chave de fenda será a sua principal aliada.
Empregada para apertar ou afrouxar parafusos, a ferramenta também pode ser encontrada em diversos modelos, como a famosa chave Philips, que é elaborada com a ponta em "X".
A chave de fenda é fundamental para realizar a troca da resistência do chuveiro! Confira o passo a passo aqui na Eletroluz!
4. Chave inglesa
Conhecida como inglesa ou sueca, a chave ajustável é desenvolvida com propriedades únicas. O modelo não é fixo, isso porque a boca da ferramenta é regulável.
Isso significa que o seu uso pode ser adaptado de acordo com a necessidade, assim a chave inglesa pode ser ajustada para diversos tamanhos.
Devido à versatilidade do instrumento, a chave inglesa é utilizada para aplicar torque em parafusos e porcas. Dessa forma, a ferramenta pode ser utilizada com maestria em serviços domésticos e em consertos automotivos.
5. Serrote ou serra de arco
Seu intuito é destacar materiais com cortes retos e profundos, você precisa adicionar o serrote e a serra de arco à lista.
As ferramentas são elaboradas com diversos "dentes", normalmente, em sentidos contrários — um é dobrado para a esquerda e outro para a direita. O detalhe permite que os utensílios sejam mais efetivos durante o uso, pois a lâmina cortará com muito mais facilidade.
6. Estilete
Podemos definir o estilete como um objeto de lâmina pontiaguda, retrátil e regulável.
Utilizada para cortar papéis, poliestireno, couro ou outro material que não seja tão resistente, a ferramenta é essencial devido à sua fácil utilização.
O estilete permite que você realize cortes seguros e práticos, você só precisa selecionar o tamanho da lâmina, travar o equipamento e passar pela superfície.
7. Trena ou fita métrica
Reparos, instalações e diversas outras ocasiões precisam ser medidas para que não haja erros durante a realização do serviço, certo?
Até porque ninguém gostaria de ter um móvel com uma peça maior que a outra. Assim, para evitar problemas semelhantes, você pode apostar em uma trena, o instrumento indicado para realizar medições lineares e em curvas.
O dispositivo é elaborado com uma fita de aço flexível, que possui marcações do sistema métrico decimal e em polegadas.
8. Nível
Como a trema é utilizada para medir o tamanho dos dispositivos, o nível é a ferramenta aplicada para verificar possíveis inclinações em áreas que precisam ser planas.
O dispositivo é bem simples, o nível é basicamente um recipiente cilíndrico elaborado em acrílico, com dois traços de aferição. Ambos os lados possuem um líquido com uma bolha de ar.
A bolha se move de acordo com a inclinação do nível. Ao medir uma superfície, se a bolha estiver fora da demarcação, há um desnível na área.
9. Fita adesivas
Podemos considerar as fitas adesivas como ferramentas? Provavelmente sim, certo?Até porque a diversidade do utensílio faz com que exista inúmeras aplicações do item.
Assim, você deve aderir as fitas ao kit, pois elas podem ajudar em diversos aspectos! Confira os principais modelos de fitas adesivas:
Isolante
Quando pensamos em fitas com utilidades para a casa, certamente a isolante é a mais conhecida. O modelo é aplicado em isolamentos de componentes elétricos.
Assim, para quem precisa realizar reparos em conexões elétricas, a fita é importantíssima, pois impede as chances de ocorrerem curto-circuito e choques.
Gostaria de aprender a fazer uma emenda elétrica em segurança? Confira tudo sobre o assunto!
Silver tape
Se você precisa realizar reparos que precisam de alta resistência, a silver tape é o modelo que você precisa ter à disposição.
O utensílio é perfeito para serviços de manutenção profissional, uma vez que a fita consegue suportar variações térmicas — de frio e calor, e até mesmo contato direto com a água.
Veda rosca
Precisando juntar peças roscáveis em PVC, CPVC ou metal? Garanta uma fita veda rosca no seu kit.
O utensílio é simplesmente perfeito para consertar instalações de água fria e quente. Quando bem aplicada, a fita consegue vedar quase que por completo a passagem de fluidos.
Dupla Face
A fita que oferece fixação em ambos os lados!
O modelo dupla face é extremamente útil para realizar consertos e ajustes decorativos da sua casa, pois facilita a instalação de quadros, além de otimizar arranjos que precisam ser pendurados com força e estabilidade!
Prontos para montar um kit de ferramentas completo? Agora você tem tudo o que precisa para deixar a sua casa sempre muito bem equipada.
Continue navegando pelo blog da Eletroluz e saiba como deixar o seu lar sempre em ótimas condições! Aproveite para conferir também quais são os materiais indispensáveis para realizar uma instalação elétrica residencial!