Iluminação indireta: saiba o que é e como aplicar a técnica
Se você está vivendo aquele momento de construção ou de reforma do seu “cantinho” e quer uma inspiração de opções para ter um ambiente confortável, aconchegante e relaxante, a nossa dica de hoje é:
Aproveite os benefícios da iluminação indireta!
Essa técnica produz um efeito suave e agradável, acentuando a atmosfera decorativa dos ambientes e dos objetos! Para te ajudar nessa fase tão importante, fizemos este guia!
Vejamos como entender o que é a iluminação indireta e como fazê-la?
O que é iluminação indireta?
Para ficar mais fácil, vamos pensar no inverso?
Na iluminação direta, como indica o nome, a luz é intensa e direcionada para dar destaque a alguma superfície, objeto ou ponto específicos em um ambiente.
Um exemplo conhecido e fácil de lembrar é o da luminária de mesas de trabalho ou de estudo, sabe? Aquelas em que o feixe de luz incide sobre o espaço de leitura? Já em relação à iluminação indireta, o efeito é contrário!
O destaque não está na luminosidade centrada: ela consegue alcançar e destacar, indiretamente, objetos do ambiente. Funciona dando apoio, num processo de iluminação onde o ambiente ganha um efeito suave, aconchegante, relaxante.
Vamos pensar na iluminação indireta como aquela que não tem um foco específico para iluminar: ao ser refletida numa superfície, no teto ou na parede, por exemplo, ela afeta outros pontos no espaço iluminado, sem focalizar na própria iluminação, mas no efeito que ela produz no ambiente.
Aproveite para saber tudo sobre o projeto luminotécnico! Você vai adorar o conceito.
Quais as vantagens da iluminação indireta?
Como vimos, a iluminação indireta produz um efeito suave e aconchegante. E isso possibilita um ambiente visualmente mais intimista, sem ofuscamento, sem aquele “ar invasivo”, produzindo um efeito de percepção homogênea.
Nesse tipo de iluminação, a fonte luminosa não fica exposta como na iluminação direta, de tal forma que ela espalha a luz pelo ambiente, eliminando o sombreamento e o brilho.
Além disso, a luz indireta não produz aumento de temperatura no ambiente. Já passou pela sensação de sufocamento que uma luz incisiva pode proporcionar? Então, não é esse caso!
Ah! Importante ressaltar que essa iluminação difere da iluminação difusa, onde a luz proporciona uniformidade e suavidade para o ambiente, para não criar sombras ou contrastes nos móveis ou objetos.
Então, pense bem qual é o seu objetivo com a iluminação, ok?
Onde usar iluminação indireta?
Por produzir esse efeito de suavidade, a iluminação indireta pode ser aplicada principalmente nos cômodos usados em momentos de relaxamento, como nos quartos e nas salas.
Mas, também, por possibilitar uma ambientação mais intimista e confortável, pode ser usada na cozinha, no banheiro, no jardim - conforme a finalidade que você tem para esses espaços.
Essa escolha dependerá do seu perfil e de como você quer usar seu ambiente!
Como fazer iluminação indireta nos ambientes?
A luz indireta pode ser feita a partir de diferentes ferramentas e técnicas!
Você se lembra de que essa iluminação é produzida a partir do direcionamento de uma luz para uma superfície, de forma que esta reflete a luz para todo o ambiente?
Pois bem, pensando no objetivo que você tem para o espaço a ser iluminado, você pode trabalhar nessa iluminação a partir de:
Vale ressaltar que esses tipos de luminárias devem ser colocadas discretamente e em locais estratégicos!
Dica 1: Iluminação indireta na sala
Para criar um ambiente charmoso, confortável e agradável na sala, nada melhor que optar por luminárias de parede e de teto para produzir luz indireta.
E você pode combinar os dois tipos de iluminação: indireta com a direta. Basta usar os tetos suspensos ou molduras de estuque com luzes LED, que são ideais.
Uma boa opção para fazer essa combinação é usar a versatilidade dos spots LED. Elaborados com uma perspectiva moderna e prática, favorecem a sensação de discrição, aconchego e conforto que tanto se busca - e, olha a vantagem, ainda consomem pouca energia elétrica.
Outra ótima opção para se ter na sala é produzir um destaque na cor ou textura da parede, que são geralmente diferenciadas, usando das arandelas LED.
Essas luminárias podem ser usadas em ambientes externos, mas dão um charme especial em espaços internos, como a sala, com luzes frias ou quentes: para uma sensação de atenção, o ideal são as luzes frias, como o azul. Mas se quiser criar um ambiente mais voltado para o relaxamento, a opção é por luzes quentes, laranja ou amarela, por exemplo.
Aprenda também como usar a luminária de mesa na decoração!
Dica 2: Iluminação indireta no quarto
O quarto é o lugar do sono! Visto que o corpo demora a compreender que é noite e o momento de relaxar quando somos bombardeados pelas luzes, você ganha grandes benefícios com a iluminação indireta nesse ambiente, pois ela certamente facilitará seu descanso.
Pensando então nesse espaço intimista, vamos começar pelo clássico abajur, que além de iluminar indiretamente, entrega muita elegância! A dica é que você escolha um modelo que combine com seu estilo e dê preferência à lâmpada com luz quente, para ter um ambiente agradável e aconchegante.
A nossa segunda opção para o quarto são as fitas de LED. Elas são fitas plásticas que podem ser fixadas em diferentes superfícies, como em nichos, molduras de estuque ou em objetos. A versatilidade e modernidade das fitas de LED é o diferencial: podem ser longas, estreitas, finas e de diferentes cores.
Essas fitas de luminosidade são ótimas para fazer uma leitura antes de dormir, por exemplo, e podem ser usadas para produzir ênfase na cama ou na mesa de cabeceira.
Não se esqueça que, para criar um ambiente agradável e relaxante, a melhor opção é evitar as luzes frias. E se o quarto for de bebê, são outras indicações, clique e confira.
Dica 3: Iluminação indireta na cozinha
Na cozinha, a iluminação direta é fundamental para garantir a segurança e a limpeza do espaço, visto que há tratamento de comida e, com certeza, você precisará de uma luz direcionada.
Assim, a iluminação indireta funciona na cozinha como elemento de decoração! Para esse cômodo, a nossa dica é que você use fitas LED na iluminação dos móveis, como bancadas, embaixo de armários aéreos e em bancadas de cozinha americana.
Vale a pena também apostar em spots LED, luminárias em trilho com três spots direcionáveis, por exemplo, para acentuar o uso de plantas ou móveis na cozinha, possibilitando um toque diferenciado e moderno a esse ambiente.
A iluminação indireta é ideal para sua necessidade?
Bom, neste post, você viu que:
- A iluminação indireta acontece quando a luz, ao ser refletida numa superfície, no teto ou na parede, por exemplo, afeta outros pontos no espaço, dando um efeito de luz no ambiente de forma geral.
- Há diferentes tipos de luminárias que podem ser usadas na iluminação indireta, como: abajures, arandelas, fitas LED e spots LED.
- A versatilidade da iluminação indireta oferece uma atmosfera moderna, elegante e charmosa para diferentes cômodos da casa, por isso, ouse na sua criatividade!
Esperamos que você tenha gostado! Até a próxima postagem!