Dicas de segurança para a instalação de decoração natalina

Quando chega o mês de dezembro, a decoração natalina toma conta das casas, dos shoppings e das ruas da cidade. Luzes por toda parte, músicas, enfeites coloridos e a árvore de Natal, mas antes de ligar o pisca-pisca em torno dela, você deve seguir algumas dicas de segurança.

Seguir as recomendações do fabricante, ligar as luzes somente depois que tudo estiver montado e evitar o contato com alguns materiais é o começo. Acompanhe o post para saber o que fazer e o que evitar na hora de instalar a decoração natalina. Boa leitura!

Que cuidados tomar na instalação de decoração natalina?

Decorar a casa com luzes de Natal, seja na fachada externa, em árvores no jardim ou na sala ou apenas na decoração interna, já é uma tradição no mundo todo para receber amigos e familiares, relembrar o ano que passou e renovar as metas para o ano que virá.

Antes de iluminar o ambiente com o pisca-pisca, você precisa tomar alguns cuidados para evitar choques, curtos-circuitos ou acidentes com as crianças.

1. Se for reaproveitar as luzes, confira os fios

Muita gente aproveita a decoração natalina do ano anterior, inclusive o pisca-pisca. Antes de instalar, dê uma olhada nos fios para ver se não tem nada desencapado ou se as lâmpadas não queimaram. Evite guardá-los em locais úmidos.

2. Se for comprar luzes novas, veja a procedência

Uma das maiores garantias de qualidade na hora de comprar luzes natalinas é o selo do Inmetro. Isso garante que o produto passou por uma auditoria antes de ser liberado para compra.

3. Evite sobrecarga nas tomadas

A dica vale para qualquer aparelho eletrônico e não é diferente para o pisca-pisca. Não ligue vários dispositivos, mais as luzes, em uma mesma tomada. Se usar um benjamin (T), opte por equipamentos de baixa potência.

4. Cuide o lugar onde as luzes estarão

Evite lugares úmidos, perto de materiais de metal ou papel, ou próximo a objetos que podem pegar fogo com facilidade, como cortinas e sofás. Fique de olho nas crianças e nos animais. Para maior segurança, use protetores de tomadas e evite choques elétricos.

5. Antes da instalação, certifique-se de que a rede elétrica esteja desligada

Evite acidentes. Toda instalação elétrica deve ser feita com a rede desligada. Com instalação elétrica, não se brinca.

Dicas extras de segurança para o Natal

Para complementar, se você planeja decorar a parte externa da casa ou qualquer outra área ao ar livre, alguns cuidados extras são necessários. Evite dias chuvosos, com o piso ou a grama molhados. Espere até que toda a área esteja seca para receber a decoração natalina.

Dias com muito vento ou calor forte também devem ser evitados, pois favorecem a ocorrência de acidentes. Independente das circunstâncias, use calçados com sola emborrachada e mantenha as mãos secas antes de mexer com os fios.

Adotar algumas medidas de segurança, principalmente quando se trata de instalação elétrica, evitam acidentes, choques, curtos-circuitos e até incêndios. Não custa nada e ainda vai deixar a comemoração com amigos e familiares muito mais tranquila.

Por falar em luzes, já comprou as suas para a decoração natalina deste ano? Acesse nossa loja virtual e confira o que temos para você!