Como puxar fiação para chuveiro? Tire essa e outras dúvidas
Se você ainda não precisou, em algum momento você vai precisar saber algo sobre a instalação de um chuveiro elétrico – fatos da vida adulta! Por mais que pareça algo simples para algumas pessoas, existem detalhes e cuidados essenciais para garantir o bom funcionamento de um chuveiro elétrico.
Pensando em prestar auxílio em momentos de emergência, a Eletroluz separou nesse post as dúvidas mais recorrentes acerca do assunto para que você consiga encontrar uma saída. Confira a seguir!
Por onde eu começo?
O primeiro passo necessita usar a fiação certa, e para isso é preciso ter três informações em mente:
- a potência;
- a voltagem;
- a quantidade de amperes.
Como descobrir a potência de um chuveiro?
A potência está indicada na embalagem do chuveiro em medida de watts (W). As variações mais comuns no mercado são de 5500W e 7500W. Portanto, para encontrar a voltagem do chuveiro basta procurar esta informação na embalagem.
Como saber a voltagem de energia de um local?
A voltagem será de 127V (antigo 110v) ou 220V. Caso você não saiba e não tenha algum responsável para consultar, é possível testá-la com uma lâmpada. Para isso, basta ligar uma lâmpada de 220V. Se ela acender com uma luz mais fraca, a voltagem é de 110V. E se acender com uma luminosidade mais potente, é 220V!
Como descobrir a quantidade de amperes que o disjuntor suporta?
A partir da potência do chuveiro e da voltagem é que será possível chegar nessa resposta. São eles que determinam a espessura adequada do fio. Novamente, observando a embalagem será possível encontrar a voltagem, a potência e a corrente nominal do disjuntor.
Mas caso ainda não encontre, é possível descobrir por meio da matemática. O cálculo deve ser a divisão da potência pela tensão. Com tudo isso em mente, você será capaz de comprar a fiação para o chuveiro com uma espessura que suporte a corrente elétrica sem problemas.
Qual a função do disjuntor na instalação do chuveiro?
O disjuntor do chuveiro atua como um dispositivo eletromecânico de segurança que funciona por desarmamento. Ele identifica correntes elétricas e desarma automaticamente em casos de sobrecarga ou superaquecimento, bloqueando um curto circuito e evitando acidentes.
Quais são as principais capacidades de corrente de um disjuntor?
Existem sete principais capacidades: 25A, 32A, 40A, 50A, 63A, 70A e 80A.
Quais são as cores da fiação elétrica do chuveiro?
Durante todo esse processo é essencial conhecer cada uma das cores da fiação elétrica e o que elas representam ali.
- fio azul claro: fase neutra;
- fio verde ou amarelo e verde: fio terra;
- fio preto, vermelho ou marrom: são a fase;
Os sistemas dos chuveiros de 220V são bipolares, ou seja, são compostos por dois fios de mesma cor, e um fio terra verde. Enquanto isso, os chuveiros elétricos de 127V são unipolares. O que significa que eles tem apenas um fio fase, um neutro e um terra.
Se você trocar os fios durante a instalação do chuveiro, colocando o fio terra no lugar do neutro, por exemplo, ele pega energia e você corre o risco de levar um choque. Para fugir disso, lembre-se que o fio fase vai à direita do disjuntor, o terra no meio, e o neutro à direita.
Posso fazer emenda em fio de chuveiro?
A resposta é: sim, mas temporariamente. A princípio e em casos de emergência as emendas podem funcionar como um quebra-galho, mas é um quebra galho arriscado. Essa prática não é recomendada porque a emenda pode ceder ao aquecimento e causar acidentes ainda maiores caso existam outras falhas de circuito próximas.
Para que servem os conectores de porcelana no chuveiro?
O conector de porcelana é uma peça essencial da instalação de um chuveiro que serve para intermediar o sistema elétrico. Ao invés de emendar as pontas dos fios uma na outra, é possível e mais vantajoso fazer isso através do conector, uma vez que ele preserva as características dos fios, distribui a energia de forma mais eficiente e evita superaquecimentos.
Afinal, como puxar a fiação e instalar um chuveiro?
Depois de descobrir a potência do chuveiro, em qual tensão ele trabalha (127v ou 220v), fazer o cálculo da dimensão dos cabos do disjuntor, compreender as cores e funções dos fios e adquirir todos os itens necessários podemos começar o passo a passo da instalação. São eles:
- Com o disjuntor ou a chave geral desligados, o próximo passo é desencapar a ponta dos cabos que vem da parede. Para isso você pode usar um alicate próprio para desencape, um alicate universal, ou ainda um alicate de corte;
- Em seguida, é hora de ligar o conector de porcelana nos fios. Com o conector em mãos, para não se machucar, a melhor forma de apertar os parafusos é apoiando a peça na parede;
- Vamos para a conexão dos cabos. Começando pelo cabo de fase, no primeiro furo do lado esquerdo. Em seguida, o cabo de terra, no furo do meio, e por último o cabo neutro à direita (nesse ponto caso seja um cabo de 220v o método permanece o mesmo, com a diferença de que no lugar de um cabo neutro serão dois cabos de fase);
- Na sequência, o mesmo processo se repete com os fios que vem do próprio chuveiro, conectando-os agora nos furos embaixo do conector;
- Não é um passo obrigatório, mas caso queira, você pode passar uma fita isolante nessa fiação a fim de vedar a as conexões dos fios.
Com a instalação finalizada, volte a ligar a energia e posicione o regulador de energia do chuveiro na água fria. Gire a torneira para que ele possa se encher de água antes de ligar a função elétrica de aquecimento.
Deixe a água escorrer por alguns minutos, feche a torneira e ajuste o regulador na posição de aquecimento que desejar. E está pronto para uso!
-
Disjuntor Caixa Moldada 3X150A WEG
Segurança avançada com facilidade de uso, sendo ideal para proteger circuitos críticos em diversas aplicações industriais e comerciais.
-
Interruptor Diferencial 4X25 30MA FOCO
Este interruptor diferencial é a escolha perfeita para quem busca qualidade e proteção máxima nas instalações elétricas. Adquira o seu e mantenha seus ambientes seguros contra falhas elétricas.
-
Barramento Pente Tripolar 63A Branco 22cm FOCO
Facilita a distribuição de energia entre os três polos, garantindo um funcionamento eficiente do sistema elétrico.