6 erros que você não pode cometer na sua iluminação residencial

Iluminar um ambiente da maneira correta exige planejamento e conhecimento sobre temperatura de cor da luz, tipo de lâmpada e localização de cada ponto de luz. Conheça os erros mais comuns que são cometidos na hora de iluminar a sua casa!

Luminária de tamanho inadequado

Muitas vezes, olhamos uma luminária e nos apaixonamos por ela. Entretanto, nem sempre ela tem o tamanho ideal para o espaço que precisamos iluminar. Comprar uma luminária ou um lustre muito pequeno ou muito grande, são erros muito cometidos. Além de não deixar o ambiente harmonioso, acaba oferecendo iluminação incorreta.

Investir apenas em uma fonte de luz

Colocar apenas um ponto de luz no ambiente é uma iluminação no estilo antigo, e já está ultrapassado. Atualmente, arquitetos já comprovaram que ter mais fontes de luz, mesmo que elas sejam de menores intensidades, oferecem melhor iluminação ao ambiente. Por isso, opte por diferentes pontos de luz, seja com LED ou lâmpadas, para que o ambiente fique iluminado como um todo.

Usar luz embutida em excesso

A luz no estilo spot embutido é linda, mas quando bem planejada. Cada spot de luz deve ter um objetivo de iluminação e normalmente eles devem iluminar paredes para então oferecer a iluminação refletida. Dessa forma, dão o ar mais aconchegante.
Utilize os spots de luz em cabeceiras de cama, painel de TV, nichos de prateleiras, quadros ou sancas de gesso. Esse tipo de iluminação não deve ser usado como fonte principal de luz para o ambiente.

Utilizar luz branca e luz amarela de forma errada

Muitas pessoas utilizam essas luzes em ambientes errados. Veja em quais locais utilizar cada tipo de luz. A luz branca é forte e menos tênue. Ela é ideal para locais que precisam de bastante iluminação como por exemplo: banheiro, cozinha, sala de jantar e escritório.
Já locais que exigem maior aconchego e conforto, é indicado usar a luz mais amarela. Por isso, indicamos você usar em quartos e sala de estar.

Não prestam atenção na emissão de calor

Cada lâmpada precisa ser checada quanto a emissão de calor. As que emitem calor em excesso, além de deixar o ambiente desconfortável, acabam consumindo mais energia. Na hora de comprar suas lâmpadas, sempre analise se um de seus diferenciais é a emissão de calor.

Usar luminárias pendentes em locais de passagem

A gente acaba vendo esse erro só depois que já está tudo pronto. Por isso, leia essa dica para não o cometer. As luminárias pendentes são as queridinhas do momento e não é para menos, são realmente modernas e caem muito bem na decoração como um todo.
Entretanto, a falta de experiência faz com que muitas pessoas instalem as luminárias pendentes em locais de passagem. Esse tipo de luminária deve ser usado somente para iluminar bancadas, mesas de escritório, mesa de jantar ou algum objeto da casa específico.
Não utilize luminárias pendentes para ser a fonte principal de luz de um ambiente, por exemplo. Como elas são pendentes e devem ficar mais próximas do chão, colocá-las em locais de passagem vai atrapalhar diariamente quem passa por ali.

Agora que você já sabe quais erros não podem cometer, convidamos você a conhecer nossa loja online e ir em busca das melhores opções de iluminação dos seus ambientes. Nós entregamos em todo o Brasil, com segurança e rapidez. Visite nossa loja online!